Destaques Segurança
Firewall

Porque é que qualquer empresa precisa de uma firewall?

Qualquer empresa que tenha uma rede deve ter uma firewall, independentemente do seu tamanho.
Estima-se que mais de metade dos ataques cibernéticos são direccionados a pequenas empresas, isto porque normalmente têm menos segurança na rede e, portanto, são a presa mais fácil.
É importante garantir a proteção do ativo mais valioso da empresa – os dados – para isso a vigilância é fundamental, já que os ataques estão continuamente a evoluir nas suas estratégias e formas mais sofisticadas de entrar nos sistemas.
Importa realçar que mesmo as empresas baseadas na cloud precisam de firewall.

O que é uma firewall?

Uma firewall, pode ser hardware, software ou uma combinação de ambos, é a primeira camada de defesa em segurança cibernética.

As firewalls de software protegem os sistemas bloqueando ameaças e tráfego de rede malicioso, a opção de hardware impede que dados suspeitos entrem na rede. Numa situação ideal, a configuração de uma firewall incluiria firewalls de hardware e software para maximizar a segurança.

Assim a função de uma firewall é impedir que conexões não autorizadas e softwares mal-intencionados entrem na sua rede. Ela monitoriza o tráfego de entrada e saída e, se um computador ou programa fora de sua rede tentar obter acesso, a firewall decide o que bloquear ou permitir com base nas regras de segurança definidas. Isso é de grande importância para empresas com funcionários remotos, que precisam conectar-se com segurança à rede da empresa de locais externos.

Mais do que apenas segurança de rede para sua empresa
Uma firewall faz mais do que impedir que hackers acedam aos dados.
Ela também protege a rede e os computadores de uma empresa de serem comprometidos e usados para atividades ilícitas sem o conhecimento do proprietário da empresa.
Pode também ser usada para exibir relatórios detalhados sobre o tráfego de sua rede.
Podem ajudar a aplicar as políticas da empresa sobre o uso da Internet com controles e filtragem de conteúdo.

As firewalls também precisam ser atualizadas

Com novas ameaças à segurança surgindo constantemente, a firewall não é um sistema de segurança do tipo “configure e esqueça”. Ficar para trás na manutenção da firewall pode deixar uma empresa vulnerável a riscos como portas abertas ou túneis VPN indesejados, o que pode tornar mais fácil para os hackers contornar as medidas de segurança. E, assim como o software antivírus, o próprio firewall precisa ser constantemente actualizado para garantir que possa detectar as ameaças mais recentes.

Contacte-nos para mais informações.